Categorias
Solidariedade

CMP promove ação de conscientização contra a COVID-19 na periferia de São Paulo

Militantes do Centro de Promoção e Resgate da Cidadania Grajaú (Ceprocig), entidade filiada à CMP, em parceria com agentes de saúde e funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) estão saindo às ruas do bairro com cartazes e placas com informações sobre medidas de prevenção ao novo Coronavírus, como isolamento social e higienização correta das mãos.

A ação envolve também a distribuição de máscaras, que estão sendo produzidas de forma artesanal e voluntária pelos próprios moradores, com apoio da CMP.

O bairro do Grajaú, situado na Zona Sul de São Paulo, está entre os locais com maior número de contaminação e morte decorrente do novo Coronavírus, segundo mapeamento divulgado pela Prefeitura de São Paulo nessa semana.

Grajaú é também um dos distritos da cidade com menor adesão ao isolamento social, muito provavelmente por concentrar trabalhadores desempregados ou com emprego informal. Com a demora do pagamento do auxílio emergencial as pessoas estão saindo de casa para procurar algum tipo de renda. 

O mapeamento feito pela Prefeitura demonstra que a Covid-19 mata mais pessoas com baixa renda e moradoras das periferias e favelas, locais com pouca ou nenhuma infraestrutura básica, habitações precárias, ausência de rede hospitalar e falta de água. 

O estudo mostra ainda que o número de mortes nos bairros periféricos é dez vezes maior que nos bairros nobres. “A pandemia do novo Coronavírus é uma questão social. E também racial, já que 62% da população negra tem mais chances de morrer do que os brancos”, analisa Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s