Categorias
Solidariedade

TO: Mulheres apostam na organização para enfrentar o desemprego e o Coronavírus

Em Palmas, capital de Tocantins, mulheres reforçaram a organização popular, e estão na linha de frente de iniciativas de economia solidária como forma de gerar renda, além de promover ações de solidariedade com vistas a apoiar famílias empobrecidas, afetadas ainda mais com a chegada do novo coronavírus.

A Associação de Mulheres em Ação de Palmas (AMAP), filiada à Central de Movimentos Populares (CMP/TO), desenvolve projetos de geração de emprego, renda e oficinas, sempre com base no princípio da economia solidária, ferramenta de combate ao capitalismo, concentrador de riqueza e de exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.

Dentre as atividades desenvolvidas pela AMAP destacam-se o curso preparatório de alunos de escola pública do 9° ano, que atende de 350 a 400 alunos, preparando-os para ingressarem no Instituto Federal de Tocantins.; a escola de informática, que atende por dia uma média de 24 alunos; e a uma oficina de moda, que ensina o ofício de corte e costura e destina a produção de roupas para a venda em um bazar que funciona na própria sede da entidade. A renda adquirida com esta atividade é dividida entre as próprias costureiras, gerando uma fonte renda para elas.

Em tempos de pandemia da Covid-19, a AMAP dá continuidade às oficinas de aprendizagem para produzir itens de limpeza, como água sanitária e sabão líquido, para contribuir com a economia doméstica, evitando que as famílias precisem comprá-los no mercado. A entidade também tem produzido máscaras de proteção para doação, além de participar da campanha de recebimento e doação de cestas básicas, que estão sendo entregues às famílias que passam por dificuldades financeiras.

A AMAP foi fundada em 2006, sua presidenta é Francisca Lima Barros, carinhosamente chamada de Chiquinha. Mas o diminutivo contrasta com a gigante que é esta mulher lutadora e líder da AMAP, que hoje conta com 180 famílias cadastradas. Para Chiquinha, “todo esse trabalho e essas ações são fruto da organização e compromisso social e político com as mulheres trabalhadoras que já passavam por dificuldades financeiras, mas que agora se agravaram com a pandemia do coronavírus”.

As ações de solidariedade promovidas pela AMAP compõe a Campanha Covid-19: solidariedade na Amazônia, da Central de Movimentos Populares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s