Categorias
Lutas Solidariedade

100 dias de solidariedade

Há 100 dias, diversas organizações populares, sociais, sindicais das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estão atuando no cotidiano de comunidades em maior situação de vulnerabilidade. Pela campanha Vamos Precisar de Todo Mundo, da qual a Movimentos Contra a COVID-19 faz parte, já foram distribuídas 3195 toneladas de alimentos, em 354 mil cestas básicas, além de 166 mil máscaras de proteção, 22 mil litros de álcool gel e 18 mil kits de materiais de higiene. Também merece destaque a organização de cozinhas comunitárias, a distribuição de 219 mil refeições, ações de apoio psicológico e jurídico, brigadas de saúde, viabilização de gás de cozinha a baixo custo e o transporte de materiais, alimentos, insumos e roupas.

Para realizar balanços, conhecer experiências e apontar desafios das iniciativas, realizamos a Plenária 100 dias da Campanha de Solidariedade Vamos Precisar de Todo Mundo. A plenária contou com a participação de lideranças populares de todo o país e do sociólogo e jurista Boaventura de Sousa Santos, que refletiu sobre a omissão do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia de coronavírus e a sabotagem às medidas de isolamento. No seu entender, a omissão revela a vontade de produzir a morte de milhares de pessoas que são consideradas descartáveis. “É uma atitude genocida de Bolsonaro que um dia deverá ser julgada no Tribunal Penal Internacional”.

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), realizou um balaço das ações de solidariedade realizadas até o momento e destacou a relação com a luta. Além de estendermos as mãos para as famílias mais vulneráveis, fortalecemos o processo organizativo nas bases para superarmos a crise pela efetivação de direitos.

Confira o vídeo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s